Ginecologista online - tirar dúvidas

Ginecologista online   tirar dúvidas

Do jeito que todos têm acesso a internet atualmente, seria mesmo muito útil conseguir resolver problemas com médicos, como o ginecologista, de forma online. Hoje o máximo que se pode fazer é enviar perguntas com dúvidas e aguardar por uma resposta, que está bem longe de ser segura afinal ele não examinou a paciente, sintomas característicos de doenças podem ter passado despercebido da pessoa que relatou. O corpo humano é uma máquina muito complexa para ser avaliada com tanta facilidade.

No caso do ginecologista, embora algumas mulheres ainda achem constrangedor visitar esse médico, ele é necessário. Para diminuir essa vergonha uma sugestão é procurar ginecologistas mulheres, e pôr na cabeça que isso pro médico (a) é algo comum que ele está cansado de ver e fazer. Esta consulta – que geralmente é rápida – pode evitar vários problemas de saúde, inclusive alguns que podem causar infertilidade, câncer e morte.

As dúvidas sobre formas de prevenção de doenças, tipos de métodos contraceptivos, exames necessários em determinadas idade e momentos da vida da mulher e sinais da menarca ou menopausa, dentre outras do gênero, podem ser bem atendidas somente pela forma online.

Porém o fato de usar contatos online, como o email, não resolverá nenhum problema completamente. Por isso deve-se usar esta forma pra tirar algumas dúvidas genéricas e marcar uma consulta, para saber com mais clareza o que se aplica ou não ao seu caso específico. Até mesmo perguntas sobre sintomas da TPM, cólicas menstruais, existência de DSTs devem ser feitas em consultório, pois variam muito em cada paciente.

Inclusive existe uma corrente de profissionais da saúde que é contra esse tipo e pergunta e resposta online sem um exame do paciente, por acreditar que isso pode induzir alguém com um problema mais grave a não procurar ajuda se a resposta for tranqüilizadora.

Artigos Relacionados


Faça um comentário